Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este trabalho está sendo realizado, à princípio, na cidade da Praia e no Concelho de São Domingos, com a pretensão de ser expandido posteriormente para todo o país. Seu objetivo é introduzir questões importantes ligadas à área ambiental, principalmente referentes ao problema do lixo, enfatizando o lema dos “3 erres” - reduzir, reutilizar e reciclar - através de um trabalho de educação ambiental realizado com oficinas de artesanato, utilizando o lixo gerado pela própria comunidade e com atuação nas escolas locais onde professores e alunos discutem o problema da geração de resíduos, além de outras questões ambientais.
As oficinas estão sendo ministradas por pessoas capacitadas a ensinarem arte com peças retiradas do lixão como artigos decorativos e instrumentos musicais, com a intenção de a população local dar a devida importância a questão da redução do lixo e saber que com a sua reutilização é possível gerar renda com a possibilidade da venda de produtos artesanais confeccionados pela própria comunidade.
Nas escolas há palestras sobre o assunto e uma cartilha foi confeccionada, a qual possui a missão de auxiliar e orientar os professores a ministrarem aulas sobre educação ambiental de um modo transdisciplinar, isto é, inserido no conteúdo das outras matérias. Este material foi pensado e realizado de um modo a incluir as questões principais referentes ao tema “meio ambiente”. Ele foi divido em oito assuntos diferentes - água, alimentos, biodiversidade, energia, transportes, lixo, aquecimento global e consumo sustentável. Estes foram os temas selecionados em razão da sua importância e de serem fundamentais para o bom entendimento do que vem a ser meio ambiente. E o principal é que todos estes assuntos estão relacionados com a problemática do consumo, já que a crise ambiental tem tudo a ver com esta questão. Justamente por este motivo, o capítulo “Consumo Sustentável” foi adicionado ao final da cartilha devido à sua ligação com todos os outros temas. Sendo assim, este trabalho é uma complementação do projeto como um todo, foi desenvolvido com o intuito de melhorar o aprendizado e tem sido utilizado como instrumento para aplicação de práticas de educação ambiental em salas de aula. Por esta razão, a cartilha é toda ilustrada, com o objetivo de facilitar os alunos na compreensão do seu conteúdo.
Este projeto tem como meta, estimular, desenvolver e incentivar a criatividade de crianças, jovens e adultos através da arte, aumentando a perspectiva de vida, ajudando a abrir portas para alternativas de geração de renda e aliando esse “despertar” da capacidade criadora com a importância da preservação do meio ambiente. Difundir conhecimento, tornando os participantes da oficina em multiplicadores de informação nas suas comunidades. Espera-se que suas vidas tenham uma melhora significativa e que conceitos de educação ambiental sejam interiorizados e aplicados no seu dia-a-dia. Com geração de renda por meio do lixo, três questões primordiais serão melhoradas: o aumento do poder aquisitivo do cidadão cabo-verdiano, a redução do lixo e, o mais importante: a conscientização de que o meio ambiente é responsabilidade de todos, pois fazemos parte integrante deste sistema complexo que é o nosso abençoado planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário